Novo Vídeo Tutorial: Análise de Oscilografias em Relés SEL

Já está disponível no canal da SEL no Youtube, um novo vídeo tutorial que ensina como coletar e analisar oscilografias filtradas e não-filtradas extraídas dos relés SEL, utilizando o software AcSELerator Quickset®.

Confira também os vídeos-tutoriais:

Instalação e Configuração de Sensores e Fibras para Detecção de Arco Elétrico em Cubículos

Um dos maiores riscos para eletricistas são as graves lesões causadas pela energia incidente de um arco elétrico. Este evento libera uma grande quantidade de energia, em alta temperatura, em um curto espaço de tempo.
Além dos danos materiais causados aos equipamentos, o arco elétrico pode ser fatal aos operadores devido às queimaduras, inalação de gases tóxicos, arremesso de estilhaços, entre outros.
A instalação de relés de proteção com detecção de arco elétrico, combinados com sensores de fibra ótica que detectam luz, é a solução indicada para minimizar estes riscos que podem ocorrer durante a manutenção.
Este guia de aplicação ensina o passo a passo de como instalar corretamente as fibras óticas pontuais e regionais dos relés SEL-751 e SEL-751A em cubículos convencionais ou resistentes ao arco elétrico.

Para visualizar o guia, clique aqui.

No Domínio do Tempo

Proteção de linhas no domínio do tempo alia grandezas incrementais e ondas viajantes para atuar até 16 vezes mais rápido que IEDs que trabalham com fasoresistock_000045123424_full_menor

Os sistemas de energia elétrica estão mudando. Cada dia mais, fontes renováveis de energia são inseridas no sistema e mudam sua dinâmica, levando-o a trabalhar mais próximo do seu limite de estabilidade.

A estabilidade do sistema de potência tem impulsionado a busca por uma proteção de linhas de transmissão mais rápida. As faltas precisam ser eliminadas em um tempo menor que o valor crítico de eliminação do defeito, ou então, o sistema pode perder a estabilidade e possivelmente ir a um blecaute. Continue Lendo →

Vídeo: Proteção de Linhas de Transmissão no Domínio do Tempo

Neste novo vídeo, a SEL mostra como o seu mais novo relé SEL-T400L está revolucionando a maneira de proteger linhas de transmissão.

Diferente da proteção baseada em fasores, a proteção de linhas no domínio do tempo não usa componentes fasoriais de tensão e corrente, mas sim as tensões e correntes instantâneas, baseadas em grandezas incrementais e em ondas viajantes, demandando uma alta amostragem de sinais (1MHz).

Assista ao vídeo e saiba mais sobre esta nova tecnologia:

Novo método de detecção de inrush aumenta a segurança e confiabilidade da proteção de transformadores

A corrente de inrush, também conhecida como corrente de magnetização transitória é gerada na energização de um transformador de potência. Neste momento, têm-se o surgimento de uma corrente elétrica transitória com magnitude elevada, que pode ser confundida pela proteção diferencial do transformador como uma corrente de defeito. Identificá-la rapidamente e bloquear ou restringir a operação do elemento diferencial, evitando um desligamento indesejado do equipamento, é um requisito primordial aos IEDs de proteção diferencial de transformadores. Continue Lendo →

Como reduzir o impacto das vulnerabilidades do GPS

Os dispositivos eletrônicos inteligentes utilizam relógios sincronizados via GPS para efetuar um melhor controle e monitoramento do sistema de potência com tempos de resposta mais rápidos, visando gerenciar de forma eficaz as perturbações e, consequentemente, minimizar os blecautes no sistema. Continue Lendo →

Segurança contra Vandalismo em Redes de Distribuição

Equipamentos como controladores de religadores, controladores de reguladores de tensão e de banco de capacitores estão sujeitos não somente a ataques cibernéticos, como também a ações de vandalismo.

O módulo de segurança SEL-3622 pode ser instalado em gabinetes externos para garantir a segurança física dos demais controladores e outros equipamentos. O SEL-3622 também proporciona uma comunicação segura entre redes privadas através de um firewall e de controle de acesso. Continue Lendo →

Retrofit de Reguladores de Tensão Toshiba CR-3

O controlador SEL-2431 possui kits para o fácil retrofit de reguladores de tensão tradicionais do mercado, tais como Siemens/Allis-Chalmers, Howard, Cooper e GE.

Recentemente, a SEL testou e homologou o controlador SEL-2431 para utilização em reguladores de tensão Toshiba, modelo CR-3. Com esta homologação, os reguladores Toshiba CR-3 passam a ter um kit dedicado e específico para a modernização e retrofit de seus controles. Continue Lendo →

Monitoramento Térmico de Condutores de Linhas de Transmissão

O monitoramento térmico dos condutores pode evitar o sobreaquecimento dos mesmos, que resultaria em rompimentos e na indisponibilidade da linha de transmissão.

O novo guia de aplicação “Configuração da Função de Sobrecarga Térmica para Linhas de Transmissão nos Relés SEL-4XX” apresenta as lógicas para a implementação do algoritmo que utiliza as correntes RMS de fase da linha para calcular a temperatura de elevação do condutor. Também apresenta como utilizar o perfil de carga dos relés para refinamento dos ajustes desta função.

Para visualizar o Guia de Aplicação, clique aqui.

Sincronização de Unidades Geradoras

O relé de proteção SEL-700G conta com o recurso de sincronização automática de geradores incorporado.
Através da comparação dos sinais de freqüência e tensão do gerador com o sistema e envio de pulsos proporcionais (F+, F-, V+, V-) para o ajuste dos sistemas de regulação de velocidade e tensão, fechando automaticamente o disjuntor da unidade dentro de parâmetros estabelecidos. Evite a necessidade de aquisição de painel de sincronismo, ao combinar proteção e sincronismo em um único equipamento, reduzindo o custo de projetos de UHEs, PCHs e CGHs.

Para saber mais, clique aqui

Veja também o Guia de Aplicação “Sincronização Automática de Geradores”